7 estratégias para mudar seus hábitos e ter uma vida mais saudável

A falta de tempo quase sempre é desculpa para postergarmos os cuidados com a nossa saúde e bem-estar. Porém, se arrumamos tempo para viajar, ir ao cinema ou ao clube, precisamos arrumar um espacinho no dia para nós mesmos e nos conscientizarmos de que um estilo de vida mais saudável exige mudança de hábitos e consciência sobre nossas ações do dia a dia. Adotando hábitos saudáveis, podemos manter a saúde física e mental, melhorar a autoestima, eliminar riscos de várias doenças e até aumentar nossa expectativa de vida. Acredite: nosso corpo reage de acordo com o tratamento que recebe. E para quem deseja viver mais e envelhecer com saúde, a hora de mudar os maus hábitos é esta.

1. Anote os hábitos que precisa mudar

As mudanças no estilo de vida envolvem uma série de aspectos. Conforme você estuda o assunto, começa a perceber que muitos dos seus hábitos atuais são incompatíveis com uma boa saúde e estão, na verdade, convidando a doença para fazer parte do seu dia a dia.

Portanto, à medida que encontra essas informações e identifica os hábitos que precisa mudar, é interessante anotar quais são as mudanças necessárias. Isso fará com que, além de não se esquecer, você se torne mais consciente de seus objetivos. No início, não se assuste com o tamanho da lista e nem tente solucionar tudo em um prazo muito curto.

Nossa sugestão é que você divida a lista de acordo com os 8 remédios naturais: água, ar puro, luz solar, descanso, alimentação, exercício físico, equilíbrio, fé e espiritualidade. Em cada uma delas, pode haver diversos itens que requerem mudança.

2. Comece com a mudança de hábitos simples

Nem sempre precisamos de soluções complexas para atender às necessidades do nosso organismo. Existem formas simples de inserir os remédios naturais no nosso dia a dia e você pode optar por elas.

Não é necessário colocar uma roupa de banho e ficar à beira de uma piscina para tomar sol diariamente. É possível ter os mesmos benefícios aproveitando o seu horário de almoço para se sentar em um banco de praça durante 15 ou 20 minutos.

Para combater o sedentarismo também há várias soluções: ir para o trabalho de bicicleta, descer do ônibus dois pontos antes e terminar o trajeto a pé, fazer agachamento ou flexões no escritório (sim, isso é possível!). Essas são algumas maneiras de inserir pequenas mudanças, sem alterar drasticamente a rotina.

3. Alimente-se bem

Não pule o café da manhã. O seu corpo precisa de energia para começar bem o dia. Reduza a quantidade de sal e de açúcar. Limite o consumo de sal a 5 gramas por dia (1 colher de chá) e atente-se ao açúcar “oculto” contido nos alimentos.

Reduza o uso de gorduras e óleos no preparo das refeições e a ingestão de alimentos processados e industrializados. Evite o consumo nocivo de álcool.

4. Deixe tudo preparado

No processo de adoção de um novo estilo de vida, as mudanças devem ser facilitadas. Por isso, quando deixamos tudo preparado, não enfrentamos obstáculos para fazer o que havíamos planejado, acelerando a formação de novos hábitos.

Um exemplo é a alimentação. Se o seu objetivo é comer mais vegetais crus, por exemplo, um pequeno atraso no horário do almoço pode fazê-lo desistir desse propósito. Uma maneira de evitar esse problema é deixar as folhas já lavadas e secas na geladeira, prontas para consumo. Assim, não haverá desculpas para não colocá-las no prato.

Há muitas outras formas de facilitar sua rotina para implementar os novos hábitos: andar sempre com uma garrafinha de água, treinar em uma academia bem próxima do trabalho ou da residência para não ter a desculpa de não conseguir ir até lá, levar a refeição de casa para não comer em um restaurante que tem aquelas tentações que você quer evitar etc.

5. Caminhe mais

Há décadas existe a indicação de caminhar 10 mil passos por dia para uma vida mais saudável. Isso equivale a uma caminhada de aproximadamente uma hora a uma hora e meia. Existem inclusive aplicativos de celular que te ajudam a contar quantos passos você dá por dia.

Vários especialistas dizem que não há comprovação científica da quantidade exata de passos, mas que caminhar faz bem para a saúde, isso está comprovado. Então, caminhe!

Experimente descer um ponto antes do local aonde deseja ir ou estacione o carro um pouco mais distante e caminhe, sempre que o endereço for a menos 3 quadras de onde você está, vá caminhando. Procure no seu dia a dia oportunidades para caminhar. E lembre-se: um calçado confortável é importante para não causar lesões.

6. Mude a sua postura por uma vida mais saudável

Passamos muitas horas do dia sentados e geralmente com a postura inadequada. Esse é um dos motivos pelos quais tantas pessoas reclamam de dores nas costas e com isso desanimam de qualquer atividade física.

Sentou e vai usar o computador? Evite se inclinar para frente para ficar mais perto da tela. Mantenha o tronco encostado na cadeira. Se a tela estiver muito baixa, use livros embaixo do notebook ou do monitor para ele ficar mais alto e você não forçar o pescoço para baixo.

Vai caminhar? Coluna reta, nem pra frente e nem para trás. Lembre-se da dica da vovó: “barriga pra dentro e peito pra fora!”. Carrega mochila? Não use de um lado só, é preciso equilibrar o peso nos dois ombros.

7. Não desista

Nesse processo de mudança de hábitos, pode haver algumas recaídas. Talvez haja alguns dias em que você se rende ao sofá e deixa de praticar exercícios. Outras vezes, aquele doce venceu sua decisão de se alimentar de forma saudável ou uma maratona de séries tomou suas horas de sono.

Embora você — e unicamente você — tenha sido responsável por essas escolhas, não desista. Pense que amanhã é um novo dia e com ele surge a chance de reiniciar sua trajetória em busca de uma vida mais saudável.

E para começar a cuidar da saúde, além de mudança de hábitos, que tal agendar um check-up pagando bem pouco pela consulta e nos exames? Com o Cartão VantaggeClub, o seu cartão de vantagens em saúde, além de economizar nas consultas médicas, você tem desconto em exames laboratoriais e imagens. É muita vantagem!